A rua mais bonita do mundo!


Não fui eu quem disse isso, mas concordo que é uma rua sensacional! Sugestão feita por sites como Bored Panda, Treehugger, Archdaily e Revista Casa e Jardim a Rua Gonçalo de Carvalho localizada no bairro Independência em Porto Alegre é uma grande faixa verde (cerca de 500 metros) no meio das construções desta grande cidade gaúcha. É surpreendente você se deparar com uma rua tão bonita. São mais de 100 tipuanas plantadas na década de 30 por trabalhadores de origem alemã de uma antiga cervejaria existente no local( a minha pesquisa apontou que seria uma antiga fábrica da Brahma).

Brinque um pouco no Maps, acho que muitos assim como eu não conhecem pessoalmente esta rua, mas da para sentir a sensação de passar pelo Túnel Verde. Para aqueles com preguiça de fazer isso pelo Maps aqui vão algumas fotos:


Opa esta última foto destoou das demais né? Aqui fica uma crítica a minha cidade, esta é uma das avenidas principais. A foto é um pouco antiga agora nessa pequena faixa de terra que logo depois desta pequena (e perigosa) faixa para ciclista temos uma grande fileira de hibiscus, que escondem bem o rio e dão o maior trabalho para podar, uma vez que esta espécie cresce, cresce, cresce e cresce. São pouquíssimas árvores que encontramos, muitas delas  plantadas por moradores locais.

A diferença é bruta não é? Veja neste facebook outros milhares de exemplos de ruas belíssimas (arborizadas) Street Trees. O pior desta avenida esta no final dela, onde estão fazendo um "paisagismo", outra hora eu tiro fotos e posto aqui. Esta avenida o pessoal usa pra caminhar, correr, passear com cachorros, enfim aqui é uma cidade do interior, mas parece que queremos parecer com São Paulo apenas nesta avenida!

Enfim eu vi esta matéria e me chamou a atenção pelo fato de sempre passar nas ruas da minha cidade e sempre sentir falta de vida. E você sente falta de vida na sua cidade também? Bom os moradores da Rua Gonçalo de Carvalho lutaram para ter "a rua mais bonita do mundo" dê uma conferida na história no blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho. Cabe a nós fazer a diferença, pro pessoal da rua mais bonita do mundo deu certo, hoje ela é ponto turístico em Porto Alegre.

Procure saber, na onda dos bairros planejados arborização é um ponto crucial do projeto, que pode garantir muitos pontos e uma melhor qualificação de certificado LEED. Bom sobre o LEED eu falo outro dia! Vamos fazer a revolução sair do quintal e tomar as ruas! Viva o verde! Viva a vida!

Subindo pelas paredes!


Não, não estou desesperada ou nada do tipo. Apenas que o Revolução no Quintal a partir de hoje começa uma série nova que vai apresentar e explicar pra vocês tudo sobre GreenWall e GreenRooftop.

Achou os nomes complicados? Bom GreenWall nada mais é que o já conhecidissimo, admirado e desejado  Jardim Vertical, Parede Verde ou Ecoparede. Isso mesmo os jardins saíram dos canteiros e hoje ornamentam e exercem outras funcionalidades na parede! Em áreas da cidade como as proximidades da Oscar Freire, os jardins verticais são numerosos e encantadores. Vocês já ate devem ter visto estas fotos no blog.




Subindo um pouco mais temos então os GreenRooftops, o ainda não tão conhecido Telhado Verde que podemos dizer que é a última tendência nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Eles não são assim uma novidade, pois existem há muito tempo, mas agora essa tendência tem tomado mais corpo também devido ao seu apelo sustentável, claro além da sua beleza. Um dos telhados verdes mais antigos e famosos do país é do Banco Safra projetado pelo grande Burle Marx, aqui uma foto aérea do local.


Bom hoje foi só uma pequena palhinha do que vem por ai, irei detalhar, trazer grandes nomes e empresas por trás destas duas novidades. 

Aguardem!
Não percam!

Licuri - Syagrus coronata


Amor a primeira vista, assim posso definir minha relação com o Licuri. Durante a Fiaflora do ano passado tive o meu primeiro contato com o Licuri, parei, observei, admirei, fotografei e fiquei com a ideia fixa na cabeça que ele seria a g
rande estrela do jardim da frente da minha casa/escritório.

Já conhecia o Licuri e sua importância devido a uma matéria do Globo Rural de alguns anos atras que falava sobre esta palmeira e sua importância para a arara-azul-de-lear. Uma palmeira linda de cor e tronco diferenciados e  nativa do nosso Brasil.

Segue abaixo o texto encontrado no site da Tropical Plantas a respeito desta palmeira:

"Atraente e singular espécie nativa do Nordeste brasileiro o Licuri vem se tornando cada vez mais conhecido dos paisagistas no país, seus principais atributos ornamentais são a copa de folhas prateadas, alguns até o confunde com a Tamareira, e seu caule arquitetônico formado por “gomos”  que cobrem o tronco por muito tempo e se dispõe as vezes em forma de espiral, aspecto muito raro e curioso em palmeiras, as vezes em linha reta.






O Licuri é uma das palmeiras mais versateis podendo ser cultivado a pleno sol ou meia sombra, se adaptando a uma grande diversidade de solos, altamente adaptado à secas e ao espaco onde é empregado, seus frutos depois de despolpados apresentem a amêndoa que assadas ou cozidas são deliciosas.
Linda palmeira para ser usada isoladamente como objeto central e mais fascinante ainda se usada em grupos de diferentes alturas, pelo padrão quase único dos gomos em espiral e da forma das cicatrizes no tronco o Licuri torna-se um prazeroso objeto de comtemplacão com seu caule visto de perto. Dado espaco e luminosidade cresce muito bem em vasos em ambientes internos.”



Esta foto é do nosso jardim que tem o Licuri como estrela principal! Direto da Tropical Plantas!





Algumas outras fotos do Licuri: 

Esta foto é especial, mostra a Arara-azul-de-lear se alimentando dos frutos do Licuri:

Gostou? Então antes de comprar uma palmeira consulte qual a sua origem, quem sabe não existe uma espécie brasileiríssima que é tão ou mais bonita do que as tantas palmeiras exóticas (originárias de outros países) que  vimos por aí!
Até mais!!!

Lagosta no quintal! - Heliconia bihai



Tem lagosta no Jardim! Talvez essa frase não faça muito sentido aqui no começo, mas já já vocês vão me entender. As Heliconiaceae, família botânica composta  pelas helicônias,  são ótimas plantas para compor ambientes tropicais, com suas laminas foliares grandes, de um verde muito atraente e de flores merecedoras de cartões postais.

   Muitas espécies são nativas do Brasil, mas lembrando que países como a Colômbia por exemplo possuem várias espécies. Suas flores embelezam por vários dias consecutivos os quintais e atraem a visita de muitas espécies de beija-flor (combinação mais que perfeita).

  Em inglês esta helicônia é conhecida como Lobster Claw ou seja Garra(pata) de lagosta! E na foto vocês vão poder ver esta semelhança.
Viram só a semelhança?
  Em breve irei publicar um desenho meu em pastel desta Heliconia bihai.

Aqui segue um link de um material da Embrapa sobre helicônias para quem quiser conhecer um pouco mais a respeito deste gênero, sobre o seu cultivo e manejo: http://www.cnpat.embrapa.br/cnpat/cd/jss/acervo/Dc_091.pdf
E este link é para quem quiser conhecer um pouco mais as características da Bihai http://www.jardineiro.net/plantas/passaro-de-fogo-heliconia-bihai.html

Em breve as do meu jardim estarão floridas e assim publicarei fotos delas direto aqui da minha revolução!