Suinã - Erythrina verna

O vermelho é uma cor muito presente nos jardins. Além da sua beleza notável também é um recurso para atrair os olhares, realçar ou  até esconder elementos. Além disso o vermelho influencia diretamente no estado de espírito das pessoas, transmite alegria, excitação, romantismo e abre o apetite...ou você acha que as lanchonetes tem bastante vermelho por acaso?

Nos jardins japoneses essa cor possui um significado muito importante : representa o homem diante da natureza e esse é um dos motivos do uso de plantas que ficam vermelhas apenas durante um período do ano já que isso demonstra a nossa fragilidade em relação a natureza e que estamos aqui de passagem, além de que nossas vidas são marcadas por ciclos.

O Acer (Acer palmatum) é um belo exemplo de espécie utilizada no jardim japonês, suas folhas ganham coloração intensa no outono e em seguida caem, para darem espaço a novas folhas verdes na primavera. Dessa forma o jardim japonês está em constante renovação e a cada estação do ano ganho um novo cenário.

A ideia de ter um jardim em constante mutação é muito interessante e acredito que ainda é pouco explorada no paisagismo por aqui. Exemplo disso é a presença de muitas plantas topiadas, que ano após ano estão sempre da mesma forma.

Esse recurso pode ser obtido utilizando árvores decíduas, aquelas que perdem folhas, e não faltam opções de espécies brasileiras fantásticas.

Assim como o Acer, as plantas do gênero Erythrina enfeitam a paisagem com um vermelho passageiro. Porém este vermelho não vem das folhas, vem das flores! Um vermelho muito intenso, outras espécies deste mesmo gênero possuem as flores  rosa, laranja ou salmão. 

A Erytrhina verna é uma espécie nativa da Bahia, Espiríto Santo, Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba, ou seja, mais uma espécie nativa da minha região. Porém confesso que não vejo em grande número esta espécie por aqui, eu conheço apenas 5. Em outras cidades, do estado de São Paulo e de Minas Gerais, ela vem sendo muito utilizada na arborização de praças e avenidas. Esta espécie é muito confundida com a Erythrina mulungu, cujas flores são laranjas. Devido a esta confusão fica ate difícil encontrar maiores informações a respeito dela.

Esta espécie possui um crescimento rápido, ela chega a ter de 10 a 20 metros de altura. Alem de ser bela suas flores atraem um grande número de aves, principalmente beija-flores. Sua floração vai de Agosto, quando ela perde totalmente suas folhas,  até setembro. Em dezembro após a queda dos frutos se inicia o processo de formação de novas folhas. 

Algumas fotos!


Que tal acrescentar um pouco de vermelho nos nossos jardins e ruas?

3 comentários:

  1. Boa tarde.

    Após quantos anos da muda plantada essa espécie dá flores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Plantei a minha a partir de muda com 2,5 metros e DAP 3 em agosto de 2010, mas ainda não deu flores. É normal?

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Olá! Desculpe a demora!
    Plantando a partir da semente acredito que em média 5 anos, mas depende da localização e saúde da árvore.

    ResponderExcluir