Piscinas Naturais

   Que sábado gostoso! Sol, calor, sorvete e piscina! 

   Vocês acreditam que até a piscina da minha casa foi reaproveitada? Durante a construção minha mãe pediu para que o buraco fosse feito no quintal mas não tínhamos nenhuma perspectiva de construir a piscina mesmo depois que mudamos para essa casa.

   Um dia um tio avisou que haviam jogado uma piscina de fibra imensa em um terreno, que estava um pouco velha mas que valia a pena ir conferir. Até parece que minha mãe iria desperdiçar essa chance! A piscina foi reformada, o tamanho diminuído e ficou quase nova! Reaproveitar é muito bom: o que seria um entulho gigantesco em  um terreno se transformou em economia e diversão!

   Quem tem piscina em casa, principalmente quem cuida da própria piscina, sabe que passamos muito mais tempo limpando do que aproveitando! Geralmente está limpíssima no dia de chuva e um desastre quando está Sol e calor, e são nesses momentos que haja cloro, algicida, clarificante e braço para esfregar e aspirar!

   Todas as vezes que estou esfregando as paredes para que não fiquem verdes ou comprando material penso...poxa devia existir um jeito barato da piscina ser auto-limpante! E não é que existe??
   Vejam essa foto e reparem nessa piscina:
   Linda né? E sabe o que é mais incrível? É uma piscina natural! 
   Isso mesmo, natural! Também chamada de biológica, ecológica, em fim ...são verdadeiros lagos particulares e nessas piscinas você não precisa usar nenhuma gota de produto químico! Não faz mal para a pele e cabelo e nem para o meio ambiente. 

   Mas afinal que tratamento mágico essa água recebe? 
   A limpeza da água ocorre de maneira biológica, utilizando plantas aquáticas e microorganismos, a piscina se integra ao paisagismo e a qualidade da água é tão boa que pode ser consumida! 

   As piscinas naturais são dividas em 2 áreas: área de regeneração e área de banho. Na área de regeneração, que fica separada do restante, são utilizadas plantas capazes de filtrar as impurezas, microfauna e microorganismos que são essenciais para que o ciclo natural seja completo, no local de banho também são utilizadas plantas aquáticas integrando a piscina ao paisagismo.
   Essas piscinas ainda são novidade no Brasil, mas na Europa é cada vez mais comum esse tipo de construção, não só particulares, mas também em clubes e hotéis. Na Suíça, por exemplo, elas já viraram moda e no inverno ainda viram pistas de patinação! 
   Como em um lago a água é cristalina, porém não incolor como nas piscinas que estamos acostumados.
   O custo de instalação é maior do que nas piscinas convencionais, porém o custo de manutenção é bem inferior, então o investimento vale a pena.  

   O sistema de filtragem com plantas e bombeamento funciona muito bem na Europa, isso porque lá o inverno rigoroso congela as piscinas reiniciando o ciclo, já que com o tempo vai acontecendo o acúmulo de matéria orgânica na área plantada do lago. Aqui no Brasil  por conta do clima tropical ocorreria um acúmulo muito grande de matéria gerando mau cheiro...

   Para tornar as piscinas naturais viáveis no Brasil, existe um sistema composto por filtragem biológica associada a um sistema  de bombeamento e filtros ultravioletas. No caso de piscinas ou lagos muito volumosos também é utilizado o sistema de esterilização computadorizado, tudo isso para proporcionar total segurança sem utilizar produtos químicos como estamos acostumados. 

   Que vontade de quebrar a piscina da minha casa e transformar em uma piscina natural!
   Nesse link vocês podem ver uma família que não passou vontade, reformou a piscina e o resultado ficou incrível!!!  http://www.omarmaksoud.com.br/emp/pb/index.html  
  Será que essa novidade pega aqui no Brasil???
  Depois de muitas pesquisas na internet descobri a Ecosys, de Bauru-SP,  http://www.ecosys.com.br/ecosys/Portugues/,e a empresa que realizou a reforma que citei acima: http://www.omarmaksoud.com.br/.
  Outros sites que valem a pena visitar:

  
  Bom Domingo para todos!!!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gostaria que me informase se posso faser uma picina sem a lona, eu imagino que sim,pode funcionar sem lona até porque eu tenho um açude e ele não baixa o nivel nunca porque entra agua dia e noite de uma fonte .eu agradeso pela dica por favor !

    ResponderExcluir
  3. gostaria que me informase se posso faser uma picina sem a lona, eu imagino que sim,pode funcionar sem lona até porque eu tenho um açude e ele não baixa o nivel nunca porque entra agua dia e noite de uma fonte .eu agradeso pela dica por favor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson Linke ... a lona é necessária sim, e não é apenas por vedação, mas para que a água seja tratada de forma ideal, sem misturar com a terra. O tratamento é fácil, bem controlado, mas tem que saber fazer, qualquer dúvida .... https://www.facebook.com/arqassisgalvao

      Excluir
  4. Para mais informação sobre biopiscinas podem acessar ao site:
    bionatare.com

    e através dos links no ISSUU:
    http://issuu.com/organicaxxi/docs/newsletter.organica._1__trim-2015
    http://issuu.com/organicaxxi/docs/newsletter.organica._1__trim-2014
    http://issuu.com/organicaxxi/docs/newsletter.biopool.pp.ver_2011

    Grato pela atenção.
    Luís Filipe

    ResponderExcluir